Conheça os níveis de ensino oferecidos pelo Colégio Excelência

Publicada em 01/11/2019

A proposta pedagógica do Colégio Excelência valoriza a relação professor/aluno a partir dos vínculos criados, para que a aprendizagem aconteça significativamente e de forma dinâmica e criativa; promovendo a formação humana em suas várias dimensões: sócia, cognitiva, afetiva e cultural, além da conceituada formação acadêmica.

Ensino Infantil: A primeira infância, que época maravilhosa da vida! Nesta fase, o ensino é feito por meio do lúdico! As brincadeiras com as letras e números, as atividades divertidas e que ensinam. O convívio com o outro, o aprender a viver em sociedade. Compreende as turmas do Jardim I e Jardim II, para alunos com quatro anos completos no ano corrente em que se iniciam as atividades letivas. Nesta fase, o Colégio Excelência disponibiliza o material didático Poliedro da Coleção Gressus. São livros interativos, que estimulam a busca pelo conhecimento. Turmas no período vespertino, das 13h às 17h15, com até 16 alunos. O sistema de avaliação é semestral, por meio de portfólios individuais com o relato do desenvolvimento da criança. Coleção Gressus: Pensada para a Educação Infantil, com o intuito de valorizar a criança e seu desenvolvimento integral, a Coleção Gressus aborda os conteúdos de forma lúdica e extremamente significativa. Proporciona o trabalho constante com artes e o aumento do repertório linguístico, favorece o desenvolvimento das habilidades de pesquisa e incentiva a participação da família e da comunidade no processo de aprendizagem.

Ensino Fundamental I: As séries iniciais do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, compreendem uma época ainda mágica. Passado o encantamento com o desconhecido da primeira infância, vem a fase da alfabetização, consolidação de conhecimento sobre o mundo e sobre as pessoas à nossa volta. É nessa época da vida que se constrói os principais hábitos e rotinas. As múltiplas aprendizagens acontecem em um processo contínuo e fundamentado pelo educador, conduzindo os alunos a concretizar, de forma primorosa e motivada, os campos estudados. Nesta fase, as turmas disponíveis tem no máximo 30 alunos e as aulas também são no período vespertino, das 13h às 17h15. A avaliação é feita por meio de provas de trabalhos em sala; os alunos devem alcançar 70% de aproveitamento em períodos trimestrais. Coleção Phases: a coleção de livros proporciona o aumento do repertório cultural e a construção de conhecimento de forma colaborativa. Afinal, os conhecimentos prévios do aluno são extremamente importantes nesse processo, assim como a ludicidade e a formação de um estudante pesquisador.

Ensino Fundamental II: A entrada da adolescência é uma fase fantástica da vida e, aqui no Colégio Excelência, é nessa fase que os alunos do Colégio Excelência iniciam a jornada que inclui novas disciplinas e professores diferentes para cada assunto. A entrada no mundo da adolescência e juventude é acompanhada por mais autonomia e novas responsabilidades. As séries finais do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, são ofertadas no período matutino, com aulas das 7h30 às 12h. Nessa fase, os alunos têm provas semanalmente e são instigados a construírem o próprio caminho, de maneira autônoma e cidadã. A formação destes jovens, no Colégio Excelência, é genuína porque acredita em soluções construídas. É realizado por uma equipe que acredita no alunos, nos pais e no futuro da educação do Brasil. Coleção Callis: A Coleção Callis conduz o aluno por um caminho de aprendizagem totalmente contextualizado e que objetiva uma formação consistente. Nesse processo, o aluno identifica a realidade, o que propicia o desenvolvimento de uma consciência cidadã.

Ensino médio: O projeto desta fase da vida é um projeto para três anos. É aqui que o estudante deve delinear seu futuro e começar a trilhar seu rumo profissional. Com uma equipe docente qualificada e resultados contundentes em diversos vestibulares e processos seletivos, o ensino médio do Colégio Excelência é o destino de jovens que pensam e sonham grande. Daqui já saíram estudantes que se formaram profissionais em todas as áreas de atuação. Mais do que preparar para o vestibular, o Ensino Médio do Colégio Excelência prepara para vida! As aulas são ministradas das 7h15 às 12h15, os alunos fazem provas todas as semanas e precisam garantir 70% de aproveitamento em todas as disciplinas. Além das aulas teóricas, as turmas de 1ª série, 2ª série e Terceirão tem aulas regulares em laboratórios, turmas de espanhol e de reforço em alguns dias, à tarde. Coleção Ensino Médio: Atualizada e consistente, nossa proposta para o Ensino Médio apresenta conteúdo aprofundado, grande quantidade de exercícios e diversas ferramentas de avaliação e análise de desempenho. Oferecemos aos nossos alunos uma formação sólida, que estabelece a base necessária para os desafios do Enem e dos vestibulares.