Conheça um pouco mais sobre o colégio Excelência

O Colégio Excelência foi criado em junho de 2010 pela Sociedade Educacional Excelência, inscrita no CNPJ sob o nº12.035.159/0001-20. Situa-se na Rua Brasílio Celestino de Oliveira, nº 503, esquina com a Avenida Nereu Ramos, no bairro Alto de Mafra, na cidade de Mafra, em Santa Catarina.
Recebemos a autorização de funcionamento pelo parecer 227/2010 do Conselho Estadual de Educação no dia 09/11/2010 e estamos cadastrados junto ao MEC sob o nº 4201424.

O Colégio Excelência é a concretização de um sonho acalentado há anos pelos sócios da Mantedora, professor Orestes Hack, professor Augustinho Wibbelt, professor Ricardo Corrêa, professor Avelino Joaquim dos Anjos Neto, professor Adelberto Kamienski e pelo pedagogo Alexandre Duarte.
O Colégio Excelência atua na Educação Básica na etapa de Ensino Médio e cursos preparatórios para concursos.

O objetivo geral do Colégio, organizado como instituição apolítica, é o de proporcionar ao educando a formação necessária ao desenvolvimento de suas potencialidades para sua autorrealização, preparação para o exercício consciente da cidadania e prosseguimento de estudos. Tem ainda como objetivos proporcionar ao educando o previsto no art. 35 da Lei nº 9.394 de 23/11/1996 e a educação geral necessária ao desenvolvimento integral do aluno e à sua preparação para a continuidade dos
estudos.

O Colégio Excelência iniciou suas atividades em fevereiro de 2011 com as três séries do Ensino Médio, num total de 98 alunos, numa área construída de 748 metros quadrados. Em 2013 foi implantado o Ensino Fundamental II. No mesmo ano, iniciamos a construção de um bloco com dois pisos e com área de 1500 metros quadrados e alugamos três salas com 120 metros quadrados cada. A construção ficou pronta em 2014. Em 2015, foi implantado o Ensino Fundamental I e, em 2017, foi implantada a Educação infantil para alunos de 4 e 5 anos. Em 2018 foi construído o ginásio de esportes.

Atualmente, o colégio tem 540 alunos, do jardim ao pré-vestibular. Para atender bem e oferecer uma educação de qualidade superior, o colégio conta
com uma área construída de 3000 metros quadrados. Nesta área há 16 salas de aula, todas equipadas com ar-condicionado, quadro panorâmico, projetor multimídia; três
laboratórios de ciências (química, física e biologia); uma biblioteca que também é sala para estudos individuais e em grupo; dois pátios cobertos com mesa de pingue-pongue
e armários individuais para alunos, 4 amplos sanitários; cantina com deck para lanches e um ginásio para aulas de educação física e atividades complementares como futsal, patinação e basquete.

Missão, Visão, Valores

O Colégio Excelência tem como VISÃO: ser reconhecido como referência empresarial no setor educacional, buscando a vanguarda das transformações, aprimorando a qualidade das relações com as pessoas a quem estiver servindo e cumprindo sua responsabilidade social.

Tem ainda a expectativa de implantar na comunidade escolar os seguinte VALORES: relações éticas, trabalho cooperativo e melhoramento contínuo.

Quer ainda alcançar os OBJETIVOS: alto desempenho dos alunos, competência da força de trabalho, comprometimento com a realidade social e competência em gestão.

E, por fim, cumprir a missão que estabeleceu: Servir pessoas atendendo às suas necessidades educacionais com qualidade superior.

A missão educacional pressupõe crença na vida, crença na capacidade de o homem compreender a realidade e nela atuar, tornando-se melhor e melhorando a qualidade de vida de toda a sociedade,

A missão educacional do Colégio Excelência é uma proposta flexível de desenvolvimento da pessoa em dimensões humanas por nós consideradas fundamentais: a consciência de si, o relacionamento com o outro e a transcendência.

O Colégio Excelência toma como finalidades educativas que definem crenças, os valores, os propósitos da ação pedagógica nas dimensões humana, cultural, sociopolítica e ética:

• O desenvolvimento de uma atitude de curiosidade, reflexão e crítica frente ao conhecimento e à interpretação da realidade;
  • A capacidade de utilizar, crítica e criativamente, as diversas formas de linguagem do mundo contemporâneo;
  • A compreensão dos processos naturais e o respeito ao ambiente como valor vital, afetivo e estético;
  • O desenvolvimento de uma atitude de valorização, de cuidado e de responsabilidade individual e coletiva em relação à saúde e à sexualidade;
  • A autonomia, a cooperação e o sentido de co-responsabilidade nos processos de desenvolvimento individuais e coletivos;
  • A competência para atuar no mundo do trabalho, dentro de princípios de respeito por si mesmo, pelos outros e pelos recursos da comunidade;
  • O exercício da cidadania para a transformação crítica, criativa e ética das realidades sociais;
  • A motivação e a competência para dar prosseguimento à sua própria educação, de forma sistemática e assistemática.

Tendo em vista essas finalidades, a missão e os valores escolhidos a filosofia adotada pelo Colégio Excelência responde à pergunta crucial: que tipo de pessoa formar? O Colégio Excelência quer formar um ser proativo, crítico e pensante.